Reabilitação protética

Reabilitação Protética

Reabilitação Protética é a especialidade odontológica que visa a recuperação estética e funcional de dentes comprometidos.
Os dentes são essenciais a qualquer indivíduo seja por questões estéticas ou funcionais, como a mastigação, a digestão e a fala.
Quando há um comprometimento na forma e na função dos dentes, a reabilitação protética se torna o tratamento mais indicado.
A finalidade do tratamento é a recuperação ou colocação de dentes que foram perdidos, total ou parcialmente, ao longo do tempo. A reabilitação com a utilização de implantes proporciona ao paciente um maior conforto e segurança, devolvendo o bem-estar, a função e a estética perdida pela falta dos dentes.

Prótese sobre implantes

A perda de um ou mais dentes pode ser causada por diversos motivos como a carie, perda óssea periodontal ou trauma. A falta parcial ou total dos dentes pode causar insatisfação com a aparência e dificuldade ao mastigar. A melhor maneira de realizar a correção desses problemas é a colocação de implantes e posteriormente a instalação de dentes ou próteses sobre implantes.

O implante faz a função de raiz do dente e prepara todo o tecido gengival para, posteriormente, receber a coroa dentária, que substitui os dentes ausentes. As pessoas que possuem a ausência total ou parcial dos dentes, podem se surpreender com esta técnica. Os pacientes que colocaram dentes ou próteses sobre implantes devem fazer uma manutenção periódica com orientações quanto aos cuidados na higienização, limpeza e pequenos ajustes no encaixe dos dentes.

Na clínica Marden Odontologia contamos com a experiência de mais de 20 anos para realizar os procedimentos envolvidos na reabilitação protética. Sabemos que o sorriso é o seu cartão de visita. Quer conhecer mais sobre o tratamento de reabilitação protética? Entre em contato conosco e agende a sua avaliação.

Disfunção Temporomandibular

A articulação temporomandibular (ATM) é articulação que liga a mandíbula ao crânio e auxilia na abertura da boca, na fala e na mastigação. Alterações nesta articulação, ligamentos e nos músculos mastigatórios são chamadas de Disfunções da ATM ou Disfunções Temporomamdibulares (DTM).

As principais queixas dos pacientes são a dor ou limitação na abertura da boca, desconforto ao mastigar, barulhos ou estalidos na articulação, dores de cabeça frequentes, dores musculares, dores de ouvido e na face ou travamentos na mandíbula.

As causas podem ser diversas, mas, geralmente, estão relacionados à sobrecarga dos músculos mastigatórios, bruxismo (apertar ou ranger dos dentes que algumas pessoas realizam durante o sono ou mesmo durante o dia), instabilidade nas relações dos maxilares, trauma, alterações emocionais, doenças sistêmicas e reumatologias que acometem as ATM.

O tratamento sintomático passa pela identificação dos fatores causadores e incluem a utilização de placas oclusais, medicações, exercícios para melhora da abertura bucal, reabilitações, fisioterapia dentre outras formas de tratamento.

Na clínica Marden Odontologia faremos avaliações dos fatores causadores das DTM e orientação quanto ao tratamento sintomático para melhora dos desconfortos articulares e musculares.

Quer saber se você possui alguma Disfunção Temporomandibular (DTM) entre em contato conosco e faça o seu diagnóstico na Marden Odontologia.

Implantodontia

A especialidade de implantodontia é a área da odontologia responsável por instalar implantes nas regiões onde os dentes foram perdidos ou que apresentem algum comprometimento.

Os implantes dentários são pinos feitos em titânio que servem para dar suporte ou fixação dos dentes ou próteses, contribuindo assim para uma melhora da estética e função mastigatória. Eles são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes e que desejam substituir as próteses removíveis, pontes ou dentaduras por próteses fixadas por implantes.

Melhores resultados são alcançados com boas marcas de implantes. Os cuidados com a higienização e o controle clínico periódico devem ser realizados com a mesma atenção dada aos dentes naturais. Assim, o paciente irá conquistar um sorriso saudável, além de evitar problemas futuros e complicações nos implantes.

Enxertos

A perda óssea e redução do volume de gengiva são progressivas após a perda de dentes e normalmente vão aumentando com o passar dos anos. Para realizar tratamentos de reabilitação, a pessoa deve apresentar a gengiva saudável e uma quantidade mínima de ossos para receber os implantes. Em alguns casos, a espessura ou altura dos ossos são insuficientes para colocação de implantes e nestes casos estão indicados os enxertos.

O procedimento consiste em recuperar o volume ósseo e da gengiva previamente ou no ato da colocação dos implantes.
Existem várias técnicas para enxerto e uma avaliação clínica e radiográfica deve ser feita em cada acaso.

Cirurgia de implantes

Os nossos dentes podem ficar comprometidos por carie, trauma ou perda óssea por inflamação da gengiva. A solução, neste caso, é optar por uma cirurgia de implantes para reposição dos dentes. O paciente deve passar por avaliação clínica da sua saúde bucal e geral e um correto diagnóstico antes da cirurgia. Os dentes sobre os implantes podem ser instalados de forma imediata após a primeira fase da cirurgia ou, dependendo da qualidade e quantidade de osso, é aguardado um período de fixação do implante. Em poucos meses, o paciente já consegue colocar os dentes sobre implantes.

A cirurgia de implantes ajuda na reabilitação protética dando mais suporte aos novos dentes, contribuindo para melhora da autoestima e confiança do paciente.
Por isso oferecemos o melhor atendimento e os melhores tratamentos a você.
Quer saber mais sobre o tratamento de implantodontia? Agende uma avaliação na clínica Marden Odontologia e vamos decidir, juntos, o melhor jeito de recuperar o seu sorriso. Entre em contato conosco.